Você já ouviu falar em Business Process Outsourcing (BPO)? Essa expressão significa Terceirização de Processos de Negócios e, em geral, envolve a contratação de uma empresa qualificada para realizar um serviço.
Diversos departamentos de uma organização podem se favorecer dessa contratação, inclusive o setor de Recursos Humanos.
Quando se fala em BPO, alguns pontos importantes devem ser destacados. Um deles é entender a diferença entre um Business Process Outsourcing e uma simples terceirização.
Na terceirização há apenas a necessidade de contratar um serviço que muitas vezes não tem papel estratégico dentro da empresa, no BPO é preciso que haja uma análise profunda e um real entendimento do negócio e do problema a ser solucionado para que, aí sim, um Business Process Outsourcing possa ser implementado.
Exemplificando, a terceirização em si envolve a contratação de serviços como os de segurança, serviços gerais, buffets, cerimoniais, entregas entre outros.
No BPO, os serviços contratados estão mais focados na parte estratégica do negócio. Por exemplo, no setor de RH o processo de folha de pagamento, e até mesmo todo o RH pode passar por esse procedimento de outsourcing.
O BPO também envolve o uso de tecnologias para realizar o gerenciamento e a automação de processos, facilitando, assim, o dia a dia da empresa. Fora isso, ele possibilita que a organização deixe de demandar tanto tempo com atividades operacionais e foque em atividades estratégicas.
– Dentre as principais vantagens de contar com uma empresa de BPO de Gestão de Recursos Humanos está em acelerar o crescimento de uma empresa e consequentemente gerar maior disponibilidade de tempo para se dedicar ao core bussines de seu negócio.
– Além de garantir maior economia de capital gerada por essa terceirização da gestão de Recursos Humanos, já que dispensa a necessidade de contratar pessoas específicas ou criar um setor, reduzindo custos e possíveis problemas que possam ocorrer nessa esfera.
– Ao optar pela terceirização da gestão de Recursos Humanos, terá mais tempo e disponibilidade para investir na especialização da sua própria empresa.
– Com processos padronizados e agéis, a chance de erros cai bastante e este é um fator positivo para a organização, afinal, erros geram custos e retrabalho.
– A empresa de BPO é especialista do que faz, trazendo para a empresa uma alta qualidade técnica, gerando segurança, efetividade e bons frutos.