Além dos testes Psicológicos e provas técnicas aplicadas em processos seletivos, a redação também é utilizada para avaliar outras competências dos candidatos, como argumentação, coerência e erros de português.
A redação é uma ferramenta muito eficiente no processo seletivo, além das competências analisadas, também conhecemos um pouco mais sobre o candidato, tendo uma ideia da capacidade que ele se expressa, organiza suas ideias e conduz sua argumentação.
Quando o candidato inicia o processo seletivo e precisa redigir a redação ele é pego desprevenido, quando o recrutador apresenta a redação com o tema livre ou com o tema “Quem sou eu”, ele se pergunta e agora?
É importante estar preparado para escrever uma boa redação e certas dicas podem te ajudar a ter um excelente desempenho.
Confira agora algumas dicas para se preparar!!
1 – Como escolher o tema da redação
Se o tema ficar a seu critério, procure escolher um assunto que seja confortável para você escrever. Algo voltado ao seu desenvolvimento profissional e/ou acadêmico, valorizando sempre seus aprendizados.
Como a redação será realizada em um processo seletivo o mais adequado é escrever sobre temas relacionados a carreira, educação, trabalho, e entre outros temas semelhantes.
Quando o tema da redação é escolhido pelo recrutador geralmente é com o assunto “Quem sou eu”, aproveite para falar sobre si, de seus sonhos, família, características que podem ser interessantes para a oportunidade, um talento que você tenha e/ou uma vivência que contribuiu na sua vida profissional.
É importante lembrar de ser sempre sincero nas informações, você deve ser você mesmo. Não adianta escrever sobre o que você não conhece e nem acredita. A verdade no final sempre prevalece.
2 – Usar linguagem simples e formal
Textos com palavras difíceis, podem se tornar um pouco confuso e cansativo, por isso evite utilizar esse recurso.
Evite também arriscar para não comprometer seu desempenho, não use palavras que não façam parte de seu vocabulário e que você não tenha total certeza sobre sua grafia ou significado. Palavras simples, mas corretas são o suficiente para montar uma boa redação. Portanto, muita atenção a gramática e coerência no texto.
3 – Evite utilizar gírias ou abreviações
Utilizar gírias, expressões e abreviações poluem sua redação e não contribuem para o desenvolvimento das ideias, além de correr o risco do leitor não entender o que você quis relatar em seu texto. Enquanto profissional, se faz necessário a linguagem formal.
4 – Evite redundância ou repetição de frases e palavras
O vício de linguagem esvazia a qualidade do conteúdo, cansa o leitor e acaba dando voltas sobre a mesma conclusão. A sensação para quem lê ou escuta é a de perda de tempo. É dizer a mesma coisa diversas vezes.
5 – Cuide da aparência do material
Procure escrever a redação em uma folha de rascunho e depois passar a limpo. Para assim evitar as manchas de lápis/caneta e borracha em seu trabalho.
Verifique também os espaçamentos das linhas, parágrafo e se o título está em destaque. Preocupe-se também com a introdução, desenvolvimento e conclusão de sua redação.
6 – Invista na regularidade da Leitura
Quanto mais você lê, mais você aprimora o conhecimento na língua portuguesa e aprende novas maneiras de desenvolver a produção textual. Como em tudo na vida, a habilidade na escrita você progride apenas praticando.
Curtiu as dicas? Agora é colocar em prática e treinar!!! Sabemos que a prática leva à perfeição.